CENTER
Centro Regional de
Ensino e Reabilitação

Saiba como Doar ao CENTER Criança na binquedoteca Crianças e jovens em atividade no CENTER

Atividades que fazem a diferença

No CENTER, as crianças e adolescentes vivenciam ativiades alternativas como a prática da capoeira e dançaa popular, além de artes plásticas, cênicas e recreação. Participam também de todas comemorações do calendário escolar, aulas-passeio e eventos, com finsde estimular a comunicação, favorecer o relacionamento pessoal, na perspectiva de tonar o aluno consciente de suas possibilidades e direitos à cidadania.

Capoeira

A prática da capoeira do CENTER vem sendo desenvolvida como atividade desportiva, terapêutica e complementar ao atendimento de reabilitação.

O Projeto "Capoeria & Terapia" foi implantado no CENTER em 2002 inicialmente com o professor mestre Beija Flor e posteriormente em 2003 com o professor Evandro Palmeira - Mestre Quirigi.

A capoeira, na modalidade pluridimensional destaca-se pela diversidade de atrativos que oferece, pois trabalha aspectos motores, psicológicos, emocionais, disciplinares, lúdicos, educacionais, culturais e articos necessário ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente especial. O fortalecimento da confiança, da auto-estima, o aumento das interrelações entre os participantes foi percebido com a prática da capoeira. As crianças e adolescentes sentiram-se valorizados por ocasião das aprensetações. A mudança de comportamento dos participantes constitui um dado indicativo de transformação e aprendizagem. Sendo bem aceita pelos aprendizes e familiares, vem produzindo resultados animadores que estimulam a continuidade desta oficina.

Dança

A Dançaa popular além de resgatar as raízes, valores e vivências do cotidiano, atua como elemento canalizador de energias físicas e psíquicas, permitindo o extravasamento de tensões e expressão de sentimento.

A experiência de dançar atraiu as crianças e adolescentes motivando-os a superar suas dificuldades e a ultrapassar seus limites.

O Grupo de Dança vem atuando com sucesso nas apresentações, em seminários, conferências, eventos e feira da comunidade, divulgando o seu potencial, quebrando preconceitos e favorecendo a aceitação das diferenças.

Artes Plásticas

A Oficina de Artes é um espaço onde a criatividade, a espontaneidade e a expressão estão presentes, sempre baseadas na interdisciplinaridade, complementando a aprendizagem formal.

As crianças e adolescentes utilizam materiais diversos de sucata, e outros na produção de peças artefatos de decoração adornos, bonecos e fantoches para realização de atividades cénicas.

Esta oficina particpa, anualmente, com exposisão dos trabalhos na FECAP, Feira promovida pelo COMCAP.

Futebol

O futebol veio integrar as atividades complementares há dois anos para satisfazer o anseio dos adolescentes entusiasmados com esta modalidade, que também constitui uma paixão dos nossos brasileirinhos.

Atualmente nosso técnico Sr. Antônio é um "pai voluntário" que treina semanalmente nossos atletas.