Modalidades de​

Atendimento​

O Center tem por finalidade prestar atendimento especializado a crianças, adolescentes e jovens com deficiência mental, múltipla e autismo, através do desenvolvimento de ações que envolvam os aspectos sociais, psicopedagógicos e profissionalizantes, visando o fortalecimento do núcleo familiar, a melhoria da qualidade de vida e inclusão social e produtiva.

Atendimento Educacional Especializado

Oferece ensino de Educação Infantil e Fundamental até o 5º ano. Seguindo uma programação específica e flexível centrada nas necessidades, vivências, situações do cotidiano e na realidade em que estão inseridos. Verificam-se portanto, progressos, tanto na produção de conhecimento, quanto, em relação ás atividades do cotidiano e nas relações interpessoais. Estes dados são comprovados através da avaliação dos educadores envolvidos, dos relatos da família, e nas modificações observadas na conduta dos alunos.

Os projetos didáticos são vivenciados durante o ano, conforme os acontecimentos e assuntos escolhidos pela equipe pedagógica com a participação dos alunos. Esta forma concreta de apresentar os conteúdos resulta em uma aprendizagem mais eficiente e ao mesmo tempo prazerosa. São enfatizados os projetos relativos a meio ambiente, higiene e saúde, cidadania, cultura e artes.

A Família

A família como base de toda a atuação dispensada a criança, adolescente e jovem com deficiência é mobilizada para um maior envolvimento e participação, mediante uma abordagem de orientação e apoio psicossocial, com fins de fortalecer os vínculos familiares e torná-la consciente do seu papel em defesa pela igualdade de direitos e oportunidades de seus filhos.

Os encontros e reuniões transcorrem de maneira sistemática, onde são tratados assuntos de interesse do grupo.

Os grupos de ocupação são formados de acordo com o interesse, tendência e habilidades, tais como trabalhos artesanais, culinária, etc.

Reabilitação

O atendimento aos usuários do serviço de habilitação/reabilitação, compreende um conjunto de ações que favorecem a ampliação da capacidade funcional e do desempenho nas atividades.

A equipe multidisciplinar utiliza medidas com vista a reduzir as necessidades de cuidados contínuos, facilitando o desenvolvimento da independência, autonomia, aptidões motoras, capacidade de comunicação e participação social em igualdade de condições e oportunidades, de acordo com o potencial e diagnóstico de cada um.

Projetos

Os projetos didáticos são vivenciados durante o ano, conforme os acontecimentos e assuntos escolhidos pela equipe pedagógica com a participação dos alunos, com temas que atenda a sua realidade. Esta forma concreta de apresentar os conteúdos resulta em uma aprendizagem mais eficiente e ao mesmo tempo prazerosa.

Os vários projetos desenvolvidos no Center foram elaborados levando em consideração, as diretrizes e filosofia da Instituição, tendo como objetivo atender as necessidades, características e diversidades de seu público alvo, propiciando uma melhor qualidade de vida e a inclusão social das pessoas com deficiências e seus familiares.

Projeto Criando Oportunidades

Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiências. Atendimento a crianças, adolescentes e jovens com deficiência mental e/ou múltiplas e com autismo e suas famílias. A execução do projeto tem como objetivo proporcionar aos usuários uma atenção especial em todas as áreas do desenvolvimento humano, considerando as potencialidades, interesses e necessidades fornecendo as condições para uma melhor qualidade de vida e inclusão social. A família, agente facilitador de todo o processo de proteção e inclusão, é alvo de apoio, orientação e fortalecimento de seus membros e suas relações na comunidade. Esse Projeto é uma parceria com a Secretaria de Políticas Sociais da Cidade do Paulista PE.

Ações:

Usuário: Apoio social, psicológico e pedagógico; atividades culturais, profissionalizantes e de cidadania;oficinas Vivendo Artes e Proteção e Cidadania Participação em passeios, eventos e comemorações.

Família: Acolhimento, apoio e orientação, através de encontros informais, reuniões e palestras. Participação em eventos, comemorações, passeios e campanhas.

Projeto Conviver é Preciso

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Atendimento a crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade e risco social, decorrentes de sua condição de deficientes, fortalecendo a função protetiva da família, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social e produtiva. Esse Projeto é uma parceria com a Secretaria de Políticas Sociais, da Cidade do Paulista/PE.

Ações:

Usuários: Oficina de Artes Visuais e Oficina de Biscoitos Caseiros “ Bem Gostoso”, atividades culturais e de cidadania; Participação em eventos, comemorações, passeios e caminhadas realizadas pelo CENTER e por outros órgãos.

Família:Acolhimento,apoio e orientação; Grupos de Ocupação (trabalhos manuais e Encontros na Cozinha – atividades culinárias); Grupos de Conhecimento (palestras, encontros e reuniões); Participação em eventos, comemorações, passeios e campanhas.

Projeto Valorizando as Diferenças

Serviço de Apoio Socioeducativo em meio aberto. Atendimento a crianças e adolescentes através da prática de atividades sócio-culturais, artísticas e de cidadania. Os usuários têm com a prática da dança, artes cênicas e visuais a oportunidade de exteriorizar emoções, trabalhar o corpo e revelar talentos, possibilitando a valorização e a segurança pessoal.Esse Projeto é uma parceria com o COMCAP – Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Paulista.

Ações:

Usuários:
Atividades sócio-culturais, artísticas e de cidadania.
Oficina “CulturArte”
Oficina “Dança Comigo”

Família: Atendida nos grupos dos outros dois projetos em andamento na Instituição.

"Projeto Bem Gostoso" - Fabricação de Biscoitos Caseiros

A Unidade Produtiva “Bem Gostoso” foi implantada com o apoio de Empresa local e mantida com recursos próprio do Center. Atende 20 jovens, visando o engajamento em atividade laborativa, com possibilidade de ampliação de oportunidades e de geração de renda. O Projeto desenvolveu a primeira etapa treinando os usuários, atualmente encontra-se em funcionamento e pretende torna-se auto-sustentável, os biscoitos serão vendidos no próprio Center e em estabelecimentos comerciais da cidade.

Siga-nos em nossas Redes Sociais

+55 81 3437-2644 – Rua Vista Alegre, nº 63 – Aurora – Paulista/PE. – CEP: 53.401-050

© 2019 – Copyright – CENTER – Centro Regional de Ensino e Reabilitação