CENTER
Centro Regional de
Ensino e Reabilitação

Saiba como Doar ao CENTER Criança na binquedoteca Crianças e jovens em atividade no CENTER

Atendimento

Ensino Especial

A maioria dos alunos atendidos não freqüenta escola regular, por se encontrarem em educação infantil, tendo como diagnóstico deficiência mental grave e/ou moderada. Os adolescentes em ensino fundamental estão Inseridos ou sendo preparados para inclusão na escola regular.As dificuldades em relação ao engajamento no ensino regular continuam a existir pelo despreparo e preconceito ainda presente na comunidade escolar.

Seguindo uma programação específica e flexível centrada nas necessidades, vivências, situações do cotidiano, na realidade em que estão inseridos. Verificam-se progressos, tanto na produção de conhecimento, quanto, em relação ás atividades do cotidiano .Estes dados são comprovados através da avaliação dos educadores envolvidos, dos relatos da família, e das modificações observadas na conduta dos alunos.

A opção de dar prosseguimento aos projetos didáticos, tem reforçado e estimulado a participação e assimilação dos conteúdos. São enfatizados os projetos relativos a meio ambiente, higiene e saúde, cidadania, cultura e artes.


Estimulação Precoce

Os usuários deste serviço são bebes de alto risco ou com patologias já diagnosticadas, sendo utilizadas técnicas e procedimentos específicos a cada caso, evitando ou reduzindo as limitações já instaladas.

As intervenções individuais e de maneira precoce, apropriadas e contínuas, proporcionam a estimulação adequada, observando-se progressos na atenção, concentração, compreensão, como também o amadurecimento da coordenação motora, melhoria do tônus muscular, equilíbrio e marcha, além de prevenção de contraturas e deformidades.

A família é dada atenção especial com a finalidade de minimizar a ansiedade e facilitar o processo de aceitação e envolvimento, mantendo-as motivadas e acolhidas.


Reabilitação

O atendimento aos usuários do programa de habilitação/reabilitação, elaborado com base na política para o segmento, favorece a inclusão social da criança e adolescente com deficiência, propiciando a reabilitação integral, que envolve vários níveis de intervenção.

A equipe interdisciplinar utiliza medidas com vista a reduzir as necessidades de cuidados contínuos, facilitando o desenvolvimento da independência, melhorando a mobilidade, aptidões motoras, capacidade de comunicação, interação pessoal e com o meio ambiente, de acordo com o potencial e diagnóstico de cada um.


Projetos

Os projetos didáticos são vivenciados durante o ano, conforme os acontecimentos e assuntos escolhidos pela equipe pedagógica com a participação dos alunos, com temas que atenda a sua realidade. Esta forma concreta de apresentar os conteúdos resulta em uma aprendizagem mais eficiente e ao mesmo tempo prazerosa.


Projeto Criando Oportunidades

Serviço de proteção social especial para pessoas com deficiências e suas famílias. Acompanhamento psicossocial, atendimento pedagógico, atividades sócio culturais, artísticas e esportivas.


Projeto Conviver é Preciso

Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, atendimento a crianças e adolescentes com deficiência em vulnerabilidade e risco social. Apoio e orientação a família, grupo de conhecimento, grupo de ocupação e atividade de cidadania.


Projeto Convivendo com as Diferenças

Apoio sócio educativo em meio aberto, prática de atividades sócio culturais, através de oficinas de dança, artes e futebol, participação em eventos e comemorações.


"Projeto Bem Gostoso" - Fabricação de Biscoitos Caseiros

A Unidade Produtiva "Bem Gostoso" foi implantada com o apoio de Empresa local e mantida com recursos próprio do Center. Atende 20 jovens, visando o engajamento em atividade laborativa, com possibilidade de ampliação de oportunidades e de geração de renda. O Projeto desenvolveu a primeira etapa treinando os usuários, atualmente encontra-se em funcionamento e pretende torna-se auto-sustentável, os biscoitos serão vendidos no próprio Center e em estabelecimentos comerciais da cidade.


A Família

A família no Center constitui a base de todo o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente especial. A equipe, principalmente o Serviço Social, intervém buscando engaja-las cada vez mais no atendimento, orientando os pais ou responsáveis, quanto a possibilidade de seus filhos e apoiando na facilitação de encaminhamentos a bens e serviços a que tem direito.

Os encontros e reuniões transcorrem de maneira sistemática, onde são tratados assuntos de interesse do grupo.

Os grupos de ocupação são formados de acordo com o interesse, tendência e habilidades, tais como trabalhos artesanais, culinária, etc.